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O impacto da cor no SEO do seu site e no envolvimento dos usuários

 

Quando você pensa "SEO", você pensa palavras-chave, backlinks, bons conteúdos e muitos outros fatores. O que você provavelmente não percebe é que as cores e os temas também desempenham um papel importante em seu sucesso em SEO. O SEO se transformou de um aspecto técnico básico em aspectos técnicos e de marketing. As cores desempenham um papel no sucesso do marketing e afetarão a forma como os usuários percebem o profissionalismo e a qualidade do seu site.

 

paleta de cores

 

Se você não concorda, basta pensar em grandes corporações como Google, McDonald's ou Coca-Cola. Você associa cor com sua marca. Se você visse o logotipo do Google em preto e branco, não ficaria certo. Os Golden Arches fazem parte do marketing do McDonald's há décadas. A onda vermelha e branca da Coca-Cola é facilmente reconhecida por qualquer consumidor, mesmo que a "Coca-Cola" não seja impressa. Se você viu a mesma onda de uma cor diferente, provavelmente não pensaria na bebida.

A mesma teoria deve ser aplicada ao seu próprio site e seu logotipo. Os usuários devem ser capazes de conhecer sua marca sem ver na impressão apenas por design e cores. Para dar um passo adiante, a cor que você escolhe tem um impacto na forma como os usuários percebem o conteúdo do seu site.

Pegue a cor verde, por exemplo. O verde é o principal tema de cores para construção, finanças e até Starbucks. O verde é considerado uma cor positiva que dá a impressão de sucesso e crescimento. 

Nem todas as cores incitam um sentimento positivo. Preto e vermelho são geralmente cores negativas. O preto é freqüentemente usado para sites de jogos, mas também é considerado uma cor sombria e sombria. Todos fomos condicionados a pensar em vermelho como "perigo" ou "parar". Os sinais de parada são vermelhos, e quando você vê vermelho no texto em um site, você acha "alerta" ou "perigo". Você deve usar o texto vermelho com moderação, a menos que seja o tema principal da sua marca.

 

 

O que isso tem a ver com o SEO?

Você pode imaginar o que todas essas percepções têm a ver com o SEO. O marketing e o SEO que você faz para o seu site destinam-se a envolver os usuários e permitir que os mecanismos de pesquisa entendam a qualidade do seu site. Se você não pode envolver os usuários, ninguém discutirá sua marca na internet, o que significa que ninguém liga para você. Sem backlinks, os algoritmos do mecanismo de pesquisa assumem que seu site não é muito popular.

A percepção geral do seu site desempenha um papel no engajamento do usuário. Por exemplo, sites de saúde se mantêm em cores claras e brilhantes. Eles evitam o vermelho, porque o vermelho incita sentimentos de preocupação para os usuários que estão doentes e precisam de cuidados de saúde. Um site de saúde cheio de vermelho provavelmente afetará negativamente os usuários e os expulsará. O resultado é o fraco engajamento do usuário e a perda de inscrições e consultas.

Outro bom exemplo é um site financeiro. Olhe para qualquer site bancário popular. Nenhum deles usa o preto como um esquema de cores comum devido ao impacto negativo da cor sobre a percepção. O preto pode ser interpretado como uma falha, o que pode afetar negativamente o engajamento do usuário.

Se você já construiu seu site, dê uma olhada na psicologia da cor de KissMetrics e a lista de cores gostou e não gostou do gênero . Eles também lhe dão uma lista de cores e as emoções que incitam. Isso irá ajudá-lo a decidir se você poderia melhorar o envolvimento do usuário ao alterar o esquema de cores do seu site.

Se você ainda não construiu seu site, agora é um bom momento para determinar o esquema de cores certo. Você precisa dizer ao seu web designer que você prefira, e o designer pode ajudá-lo a determinar quais combinações de cores funcionam juntas quando você decidir sobre texto, fundo e cores de botão.

Quando você coloca seu plano de SEO juntos, as cores são tão importantes quanto outros aspectos do seu site. Você pode trabalhar diretamente com um web designer para determinar qual esquema é ideal para você, mas lembre-se de que sua marca será associada ao esquema de cores escolhido por anos. Não é fácil mudar uma vez que você tomou a decisão, então escolha suas cores com sabedoria.