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19 dicas de livros sobre Marketing Digital para ler em 2021

 

Promessas de ler mais são muito comuns em época de ano novo, assim como o hábito de fazer listas.

Pensando nisso, trazemos uma lista de livros sobre Marketing Digital que valem a pena ler em 2021.

A maior parte dos títulos é voltada a temas introdutórios ou mais gerais, mas que têm relação com o Marketing Digital. No entanto, também há algumas sugestões mais específicas.

Veja abaixo:

 

1. A cauda longa (Chris Anderson)

Livro A cauda longa (Chris Anderson)

O termo cauda longa se tornou conhecido nos últimos anos e parte dessa popularidade se deve à Chris Anderson, editor chefe da revista Wired que explorou pela primeira vez o fenômeno em um artigo que se tornou um dos mais influentes ensaios sobre negócios na atualidade.

O autor mostra que a internet originou um novo universo em que a receita total de diversos produtos de nicho — que têm baixo volume de vendas — é igual à receita total de poucos produtos que vendem muito. Ele mostra como se chegou a esse cenário e como é possível aproveitá-lo.

2. Free (Chris Anderson)

Livro Free (Chris Anderson)

Em Free, Chris Anderson escreve sobre sobre a tendência de zerar custos trazida pela era digital. Ele afirma que estamos entrando em uma era onde a economia pode ser construída em torno da ideia de gratuidade e conta como isso afetará a vida das pessoas.

A ideia partiu de um dos capítulos do livro comentado no item anterior, que fala da economia da abundância. O autor percebeu que nunca havia acontecido de toda uma economia ser construída em torno do gratuito e resolveu mostrar como as pessoas fazem dinheiro e quais são as implicações disso.

3. Web Analytics 2.0 (Avinash Kaushik)

Livro Web Analytics 2.0 (Avinash Kaushik)

No livro Web Analytics 2.0, Avinash Kaushik dá dicas que são direcionadas para analistas de métricas. Ele leva o leitor à uma viagem que mostra como conhecer as pessoas que visitam os sites, entendendo como escolher o serviço de análise que mais se adeque à cada negócio e necessidade.

Também ajuda a entender quais as métricas mais importantes, como transformar números em ações, o que são testes A/B, dentre outros.

4. Traction (Gabriel Weinberg e Justin Mares)

Livro Traction (Gabriel Weinberg e Justin Mares)

No livro Traction a dupla de fundadores de startups nos Estados Unidos declara que o conceito de tração é a melhor maneira de aumentar as chances de sucesso de uma empresa iniciante.

Para os autores, tração é um sinal de que uma startup está decolando. Isso pode ser visto nas métricas principais — se é um aplicativo, o número de downloads está crescendo, se é uma ferramenta SaaS, a receita está aumentando etc.

Assim, o objetivo do livro é mostrar como negócios podem obter tração, independentemente do seu ramo. Para isso, foram entrevistados mais de quarenta fundadores de startups.

5. Permission Marketing (Seth Godin)

Livro Permission Marketing (Seth Godin)

Seth Godin explica Permission Marketing como o conceito que permite aos profissionais de marketing moldarem sua mensagem de modo que os consumidores a aceitem.

Assim, ao invés de incomodar potenciais compradores, o autor apresenta uma maneira de pensar o marketing de produtos e serviços alcançando apenas aquelas pessoas que sinalizaram algum interesse em aprender mais sobre a oferta. Isso permite o desenvolvimento de uma relação de confiança com a marca, aumentando a chance de vender.

6. Posicionamento: a batalha por sua mente (Al Ries e Jack Trout)

Livro Posicionamento: a batalha por sua mente (Al Ries e Jack Trout)

O clássico livro de Al Ries e Jack Trout mostra como ser visto e ouvido em um mercado muito competitivo por meio do conceito de posicionamento — a ideia é aplicável a um produto, um serviço, uma empresa, uma instituição ou até mesmo a uma pessoa.

Os autores ensinam como estabelecer, com competência, posicionamento competitivo de seus produtos, marcas e empresa.

A teoria do posicionamento competitivo é hoje utilizada em ações e estratégias empresariais e pessoais.

7. Marketing na era digital (Martha Gabriel)

Livro Marketing na era digital (Martha Gabriel)

Best seller de marketing, o livro aborda, em linguagem simples, a importância estratégica do marketing na era digital.

O livro tem 15 capítulos, que são agrupados em quatro partes: conceitos essenciais e planejamento de marketing; mudança do ambiente de marketing impactado pelo digital; plataformas tecnológicas digitais emergentes; e estratégias digitais.

8. Marketing 4.0 – Do Tradicional Ao Digital (Philip Kloter, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan)

livro Marketing 4.0 - Do Tradicional Ao Digital (Philip Kloter, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan)

Depois de explicar a transição do marketing orientado ao produto (1.0) para o marketing focado no consumidor (2.0) e para o centrado no ser humano (3.0), o escritor Philip Kotler juntou-se a outros dois autores para examinar as transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0).

Os autores  falam sobre como a internet mudou a forma como vivemos e também dão dicas para entender os caminhos do consumidor na era digital, adotando novas métricas e práticas de marketing.

9. Nocaute (Gary Vayrnechuk)

livro Nocaute (Gary Vayrnechuk)

O marketing tradicional sempre foi luta unilateral na qual as empresas anunciam em plataformas como rádio, TV e jornais impressos para chegar ao nocaute — no caso, fechar a venda. Nesse cenário, os clientes não tinham alternativa senão absorverem os anúncios.

Mas, com a internet, as lutas foram para um novo ringue: o das  redes sociais, nas quais os clientes estão dispostos a desafiarem as empresas expressando opiniões antes de comprarem.

Por isso, no livro Nocaute, o empreendedor Gary Vaynerchuk ensina como os profissionais do marketing devem interagir com o cliente nesse novo contexto. Os exemplos de erros e acertos analisados ajudam a acelerar o aprendizado, bem como a análise detalhada das redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn.

10. On Writing Well: The Classic Guide to Writing Nonfiction (William Zinsser)

livro On Writing Well: The Classic Guide to Writing Nonfiction (William Zinsser)

Elogiado pela clareza, o livro de William Zinsser oferece princípios fundamentais para escrever bem.

É recomendado para quem quer escrever sobre temas tão variados quanto pessoas, lugares, ciência, tecnologia. Por isso, também é útil para quem quer escrever conteúdo para a internet.

11. Everybody Writes (Ann Handley)

livro Everybody Writes (Ann Handley)

Everybody Writes é um guia de como atrair e reter clientes por meio do conteúdo que parte do pressuposto de que todos são escritores em potencial.

De acordo com o livro, mesmo em um mundo de posts curtos em redes sociais, escrever importa mais agora do que antes. Isso porque as palavras contam aos clientes quem a empresa é.

A autora, a expert em marketing Ann Handley, dá lições que se aplicam a toda a presença online de uma empresa, desde sites e redes sociais até Lading Pages e Email Marketing.

12. Marketing de Conteúdo – A moeda do século XXI (Rafael Rez)

livro Marketing de Conteúdo - A moeda do século XXI (Rafael Rez)

De acordo com o especialista Rafael Rez, da Nova Escola de Marketing, a moeda que compra o tempo e a atenção das pessoas hoje é o conteúdo.

Se você ainda não entendeu o poder do Marketing de Conteúdo, o livro serve como um guia para o início da sua jornada.

13. Obrigado pelo marketing (Vitor Peçanha)

livro Obrigado pelo marketing (Vitor Peçanha)

Em Obrigado pelo marketing, o cofundador da Rock Content, Vitor Peçanha, compartilha os aprendizados que levaram sua empresa a se tornar referência em Marketing de Conteúdo no Brasil. É voltado para quem deseja se tornar um profissional da área.

Este livro é um guia completo, escrito a partir de experiências que levaram a Rock Content de zero a mais de 25 milhões de faturamento em apenas quatro anos. Um guia por quem realmente entende do assunto, para quem quer se tornar um profissional da área.

14. 80/20 Internet Lead Generation (Scott Dennison)

livro 80/20 Internet Lead Generation (Scott Dennison)

O especialista em marketing Scott Dennison dá dicas de como fazer uma geração de Leads de sucesso, seguindo uma abordagem estratégica que se aplica a diversos segmentos de empresas.

15. A/B Testing (Dan Siroker e Pete Koomen)

livro A/B Testing (Dan Siroker e Pete Koomen)

Para os autores deste livro, o teste A/B é a solução para baixas taxas de conversão na internet. Por isso, em A/B Testing, Dan Siroker e Pete Koomen mostram como essa prática foi importante para o sucesso de empresas como Google, Amazon, Netflix e outras empresas grandes.

Também dão dicas do que testar, como escolher pessoas para o seu time e criar experiências personalizadas para o visitante.

16. Hacking Growth – A estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento mais rápido (Sean Ellis)

livro Hacking Growth - A estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento mais rápido (Sean Ellis)

O livro explica o crescimento de empresas como Uber e AirBnB e mostra como você pode aplicar os princípios do growh hacking em seu próprio negócio para crescer também.

17. The Copywriter’s Handbook: A Step-by-Step Guide to Writing Copy That Sells (Robert W. Bly)

livro The Copywriter's Handbook: A Step-by-Step Guide to Writing Copy That Sells (Robert W. Bly)

O livro é voltado a todos que escrevem ou editam textos que têm como objetivo a comunicação com determinado público.

O autor revela dezenas de técnicas que ajudam a escrever anúncios e emails para ganhar mais atenção e vender produtos ou serviços.

18. Não me faça pensar – Atualizado (Steve Krug)

Não me faça pensar - Atualizado (Steve Krug)

O livro de Steve Krug fala sobre a usabilidade na web com informações e conselhos práticos, tanto para iniciantes quanto para veteranos.

A versão atualizada do livro original — que foi lançado em 2002 e se tornou clássico — volta sua atenção também para a realidade dos dispositivos móveis.

19. Ideias que colam – por que algumas ideias pegam e outras não (Chip e Dan Heath)

livro Ideias que colam - por que algumas ideias pegam e outras não (Chip e Dan Heath)

Como boas ideias surgem? Será que existe uma fórmula para obtê-las?

Neste livro, os educadores Chip e Dan Heath abordam questões intrigantes sobre o que faz uma ideia ganhar repercussão e continuar no imaginário das pessoas.

Também mostra alguns princípios comuns a ideias de sucesso.

 

Fonte: Resultados Digitais


E você, pretende ler mais em 2018? Tem alguma dica de leitura sobre Marketing Digital? Compartilhe com a gente nos comentários! :)